A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), por meio do 16° Batalhão de Polícia Militar (BPM), vem reforçando as ações de combate à criminalidade na área central do Recife e regiões adjacentes. Em um período de um mês e meio, as equipes do batalhão realizaram 46 prisões em flagrante por roubo, além de apreender 192 armas brancas e 8 armas de fogo. Ao todo, 304 pessoas foram conduzidas à delegacia por envolvimento em atividades criminosas.
O reforço no policiamento já apresenta resultados concretos. Nos primeiros 15 dias deste mês, foi registrada uma queda significativa nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), em comparação ao mesmo período do ano passado. Se os índices continuarem em queda até o fim do mês, este poderá ser considerado o melhor desempenho do ano na Área Integrada de Segurança 1 (AIS-1), que engloba diversos bairros do Centro da Capital.
De acordo com a tenente-coronel Denize Manso, comandante do 16° BPM, a redução é fruto de uma estratégia integrada entre unidades especializadas da PMPE, aliada a ações preventivas diárias. “A redução nos índices de Crimes Violentos contra o Patrimônio no Centro da Capital é resultado de uma estratégia integrada com diversas unidades especializadas da Corporação e ações preventivas realizadas diariamente, como fiscalização rigorosa e conscientização, que são essenciais para coibir a prática de crimes. Portanto, a PMPE segue firme na sua nobre missão de garantir a segurança de moradores, transeuntes e trabalhadores da região”, destacou.
Nos últimos dois anos, a PMPE também intensificou a apreensão de armas brancas, totalizando mais de 4.800 unidades retiradas de circulação, incluindo facas, estiletes e facões — objetos comumente utilizados em delitos na área central.