A Secretaria de Defesa Social (SDS) está executando uma grande operação integrada de segurança no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2025. Completando 33 edições, um dos maiores festivais multicultural da América Latina tem expectativa de reunir mais de 2 milhões de pessoas em 18 dias de festa. A fim de promover a manutenção da paz social, o Governo do Estado investiu um montante de R$ 1.092 milhão para o emprego de 6.067 jornadas extras de profissionais das Operativas da SDS.
Com ações preventivas e ostensivas, além de uso de tecnologia, a exemplo de drones, as forças de segurança estão sendo reforçadas durante todo o período do evento, que teve abertura oficial na última quinta-feira (10) e segue até o dia 27 de julho com uma programação cultural diversificada e gratuita, incluindo exposições e apresentações musicais, num total de 20 polos. Do lançamento de 6.067 postos de trabalho, 4.269 são da Polícia Militar, 530 da Polícia Civil, 838 do Corpo de Bombeiros e 93 da Polícia Científica, além de postos de demais setores da SDS.
As equipes policiais atuam de forma integrada, realizando a cobertura de todas as áreas do evento, sobretudo, as de maior circulação de público, como o Parque Euclides Dourado, a Praça Mestre Dominguinhos e os entornos. O patrulhamento também vem sendo realizado por meio do trabalho das equipes do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da SDS, que atuam de forma integrada com o efetivo de campo de todas as operativas e demais setores da SDS, reforçando ainda mais a segurança.
“A grandiosidade do Festival de Inverno de Garanhuns exige uma operação de segurança à altura. Por isso, o Governo do Estado está investindo mais de R$ 1 milhão para garantir a tranquilidade da população e dos visitantes. São mais de 6 mil jornadas extras empenhadas pelas nossas forças de segurança, que estão atuando de forma integrada, com planejamento, tecnologia e presença ostensiva nos principais polos do festival. Nosso objetivo é assegurar que a festividade seja vivenciada com proteção a todos”, declarou a gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Rafaela Reny.