O abastecimento de água em Bezerros, município do Agreste de Pernambuco, foi drasticamente afetado após uma ação criminosa registrada na madrugada do último sábado (19). Cerca de 60% do fornecimento foi comprometido devido à invasão e vandalismo na Estação Elevatória de Brejão, responsável por bombear água para a cidade.
De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), criminosos invadiram a unidade, furtaram cabos elétricos e danificaram o transformador e o painel de controle das bombas. A ocorrência interrompeu parcialmente o funcionamento do Sistema Brejão, um dos responsáveis pelo abastecimento de Bezerros.
O município, que também é atendido pelo Sistema Jucazinho — já em situação de pré-colapso por causa do baixo volume de água acumulado devido à escassez de chuvas —, agora depende exclusivamente desse sistema, o que agrava ainda mais a situação da população local.
Técnicos da Compesa foram enviados à estação após a interrupção do funcionamento e confirmaram os danos causados. A empresa está realizando o levantamento dos prejuízos para reposição dos equipamentos danificados ou furtados. A previsão é que a Estação Elevatória de Brejão volte a operar na próxima quinta-feira (24).