A Prefeitura de Chã Grande realizou, na manhã desta sexta-feira (5), o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF (2025/2028). O evento, realizado no auditório da Escola Municipal XV de Março, marcou o início das etapas previstas pela UNICEF para a certificação do município.
Com o objetivo apresentar o diagnóstico inicial de crianças e adolescentes no município, o Fórum reuniu representantes da gestão municipal, do Poder Legislativo, conselheiros tutelares, além de membros da sociedade civil. No encontro, foi discutido e apresentado desafios prioritários na construção de propostas de ações que comporão o Plano de Ação Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente para o ciclo 2025–2028, com foco em áreas como educação, saúde, proteção social, participação e inclusão.
A atividade, que é parte do Selo UNICEF, visa fortalecer as políticas do município de promoção, garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. “É uma ação inovadora, pois é a primeira vez que Chã Grande está pleiteando esse selo. Temos várias metas a serem cumpridas até 2028, em todas as áreas, e iremos conseguir com o objetivo de fortalecer nossas políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes”, explicou a articuladora municipal do Selo Unicef Angela Fernanda.
O evento ainda contou com a participação das crianças e adolescentes que irão compor o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), formado por meninas e meninos, de 12 a 18 anos, moradores de Chã Grande. O grupo vai protagonizar diversas ações desenvolvidas pelo município na busca pelo Selo UNICEF.
Sobre Selo UNICEF: O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF que visa fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, o município assume o compromisso de manter uma agenda direcionada à infância e adolescência como prioridade.

