A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, nesta semana, a mais uma ação voltada ao fortalecimento da saúde da mulher, com foco na prevenção do câncer de mama. A iniciativa conta com um mamógrafo móvel, que está percorrendo diferentes localidades do município oferecendo exames gratuitos.
Nesta terça-feira (14), os atendimentos aconteceram no Centro de Referência da Mulher II, localizado em Ponte dos Carvalhos, onde dezenas de mulheres tiveram acesso ao exame de mamografia de forma prática e acessível.
A ação é direcionada a mulheres com idade entre 50 e 64 anos e tem como objetivo ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, além de incentivar o autocuidado e a prevenção. O câncer de mama é uma das doenças que mais acometem mulheres no Brasil, e o diagnóstico antecipado é fundamental para aumentar as chances de cura.
A aposentada Alda Moura, de 63 anos, destacou a importância da iniciativa. “É bem simples. Muita gente tem medo de fazer, mas é muito importante. Eu estava precisando muito realizar esse exame, e ele chegou na hora certa. Vou recomendar para que minhas amigas e vizinhas também venham fazer”, relatou.
A programação segue nesta quarta-feira (15), na Policlínica Vicente Mendes, localizada na Cohab, e será encerrada na quinta-feira (16), na Unidade de Saúde da Família de Sacramento, em Pontezinha.
Os atendimentos acontecem das 8h às 16h, por demanda espontânea, com a distribuição de 80 fichas diárias. As senhas são entregues no período da manhã, respeitando os critérios de prioridade estabelecidos pela Secretaria de Saúde.
A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde e o cuidado preventivo, especialmente voltado ao público feminino.

