Vitória de Santo Antão passou a oferecer em sua Rede Municipal de Saúde, o Implanon: implante contraceptivo subdérmico, de longa duração e altamente eficaz. Com mais de 99% de precisão, o método é ideal para mulheres que têm dificuldade em aderir a outros meios contraceptivos, como pílulas ou injetáveis. Trata-se de um bastão flexível de pequeno tamanho, colocado sob a pele do braço, que libera hormônios continuamente, garantindo proteção contra gravidez por até três anos.
Após o período, o implante deve ser removido, podendo ser imediatamente substituído por um novo, com a fertilidade retornando após a retirada. Por ora, o município está priorizando a inserção do método em adolescentes, mulheres em situação de rua, pacientes em acompanhamento psiquiátrico e mulheres vivendo com HIV/AIDS.
O contraceptivo hormonal entrou recentemente no rol de medicamentos do Ministério da Saúde e Vitória é o primeiro município do interior pernambucano a ofertá-lo em sua rede. Rosana Ferreira, secretária executiva de Saúde e Bem-Estar, garantiu que a ideia é ampliar o público beneficiado o mais breve possível, com a distribuição gratuita em todos os postos de saúde.
“É um método novo e muito eficaz que chega com o objetivo de fortalecer o planejamento familiar, sempre com segurança e de forma humanizada. Vamos aplicar em algumas unidades de saúde de referência e depois vamos chegar nas demais. Além disso, nossa rede está capacitada para fazer o implante”, salientou Rosana durante o lançamento nesta quarta-feira (16).
Ainda sobre seu funcionamento, o implante regula o ciclo menstrual, aliviando cólicas, dores e sangramentos intensos da endometriose, além de reduzir sintomas da TPM, como irritabilidade, inchaço e dores gerais. Ana Vitória, que foi mãe recentemente, comemorou por ter sido agraciada. “Eu já tinha interesse, pesquisei e vi como era. Em uma das consultas com a bebê, eu fui perguntada se queria colocar, e fiz. Foi muito boa essa oportunidade de me prevenir”, encerrou.