As forças de segurança pública de Pernambuco vêm intensificando as ações de combate à criminalidade na Zona Sul do Recife, com destaque para o bairro de Boa Viagem e adjacências. Com base no mapeamento das manchas criminais, operações da Polícia Militar e da Polícia Civil têm gerado queda significativa nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), especialmente nos casos de roubos e furtos de veículos, além de aumentar o número de prisões.
Boa Viagem, cartão-postal da capital pernambucana, integra a Área Integrada de Segurança 3 (AIS-3), que também inclui bairros como Brasília Teimosa, Imbiribeira, Pina, Jordão, Ipsep, Cohab e Ibura. A atuação das forças de segurança tem se dado por meio de ações ostensivas, investigativas e de inteligência, coordenadas por unidades especializadas das polícias Militar e Civil.
Entre as iniciativas da Polícia Militar, destacam-se as operações Lâmina Zero, Paz Sonora e Vigilante, esta com apoio da inteligência da corporação. A Operação Impacto Integrado, sob a responsabilidade da Diretoria de Planejamento Operacional (DPO), também vem sendo aplicada na área. Além disso, foi implantada a ciclopatrulha na orla de Boa Viagem, em ruas próximas às avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, além do bairro de Setúbal. O policiamento é reforçado com ações comunitárias por meio do modelo KOBAN, motopatrulhamento e presença constante de batalhões especializados como o BPChoque, RPMon e ROCAM.
Segundo o tenente-coronel Davidson Michel, comandante do 19° BPM, os resultados são expressivos. Um dos destaques é a redução de 24,2% nos roubos e furtos de veículos, com 198 ocorrências a menos no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024 — 619 casos contra 817. Entre as ações de maior impacto recente estão a prisão de três sequestradores/homicidas na orla, a captura de um menor envolvido em roubo a carro de luxo, e a detenção de suspeitos ligados à chamada “Gangue do Ouro”, em Setúbal.
De janeiro a junho de 2025, o 19º BPM contabilizou 309 prisões em flagrante, 485 encaminhamentos a delegacias, 59 mandados de prisão cumpridos, além da apreensão de 44 armas de fogo, 85 armas brancas e 79 celulares roubados ou furtados. Também foram realizados 91 Termos Circunstanciados de Ocorrência e 26 atos infracionais.
No âmbito da Polícia Civil, sob coordenação da 3ª Delegacia Seccional (3ª DESEC/Boa Viagem), o combate à criminalidade patrimonial também avança. A atuação estratégica tem sido baseada em inteligência, cumprimento de mandados judiciais e prisões em flagrante. Apenas no último mês, houve aumento de 10% no número de inquéritos remetidos ao Judiciário, em comparação com junho de 2024.
O delegado Alfredo Jorge, gestor da 3ª DESEC, ressalta o papel da investigação qualificada no desempenho da equipe:
“Nosso foco tem sido a repressão qualificada, com trabalho investigativo robusto e ações pontuais que nos permitem identificar e prender autores reincidentes.”
No primeiro semestre de 2025, a Polícia Civil efetuou 755 prisões na AIS-3. Entre os casos de maior repercussão está a prisão de um homem de 25 anos, suspeito de uma série de assaltos a farmácias da mesma rede, além da detenção de envolvidos em furtos noturnos e roubos com violência.