Uma ação integrada entre os Ministérios Públicos de Pernambuco (MPPE), Ceará (MPCE) e Bahia (MPBA), com apoio das Polícias Civil e Militar de Pernambuco e da Bahia, resultou na deflagração da Operação Ponto de Contato, nesta terça-feira (19). A ofensiva teve como alvo um grupo criminoso especializado em fraudar concursos públicos em diferentes estados do Nordeste.
Foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão nas cidades de Juazeiro (BA), Petrolina e Trindade (PE). Os investigados são candidatos suspeitos de integrar uma rede que teria atuado em certames realizados no Ceará e em Alagoas.
Durante as diligências, as equipes apreenderam aparelhos eletrônicos, documentos e equipamentos supostamente utilizados para viabilizar as fraudes. Todo o material recolhido será analisado pelo MPCE, que conduz parte das investigações.
O nome da operação faz referência ao ponto eletrônico, dispositivo de comunicação clandestina frequentemente utilizado nesse tipo de crime para possibilitar a troca de informações durante as provas.
A atuação conjunta reforça o combate ao crime organizado, sobretudo no Sertão pernambucano, onde o MPPE instalou recentemente o Gaeco Sertão, com sede em Petrolina. O núcleo foi criado para ampliar a presença institucional do Ministério Público no enfrentamento de práticas criminosas estruturadas na região.
Segundo o coordenador do Gaeco Sertão, promotor de Justiça Júlio César Soares Lira, a operação simboliza a força da integração entre órgãos públicos.
“Esse tipo de cooperação, entre os Ministérios Públicos e as forças de segurança pública, vem demonstrar que estamos atentos e reagindo, com inteligência e articulação, ao crime organizado. O Gaeco Sertão se consolidará como importante braço operativo de outras ações que objetivem a paz e o bem comum do povo pernambucano”, afirmou.