Na manhã desta terça-feira (2), a governadora Raquel Lyra assinou termos de fomento com 50 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam na defesa e promoção dos direitos das pessoas com deficiência em Pernambuco. Selecionadas por meio de edital do Programa Pernambuco Acessível, as instituições receberão, juntas, um aporte de R$ 6 milhões para fortalecer e ampliar os atendimentos em diferentes regiões do Estado.
O evento, que contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, também marcou o lançamento da plataforma digital Tá na Mão, que oferece intermediação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para serviços em equipamentos públicos, garantindo mais acessibilidade a pessoas surdas em atendimentos de saúde, segurança, cidadania e outros serviços.
Segundo a governadora Raquel Lyra, a iniciativa é um passo histórico no apoio ao terceiro setor.
“Firmamos convênios com cinquenta instituições não governamentais que atuam em Pernambuco em apoio às pessoas com deficiência. Esse é um marco histórico. Pela primeira vez, o Governo do Estado apoia organizações que precisam muito de suporte financeiro e técnico. Os convênios vão significar, na prática, a ampliação do atendimento em todas as regiões do Estado”, afirmou.
A vice-governadora Priscila Krause reforçou a importância da parceria com as entidades.
“O que vivenciamos aqui hoje, através do PE Acessível, mostra a quebra de barreiras. O poder público não consegue chegar sozinho a todos os lugares, e por isso precisamos estar lado a lado dessas organizações, para que não haja retrocesso nas políticas públicas conquistadas”, destacou.
A secretária estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueiredo, explicou que as entidades selecionadas atendem a diferentes tipos de deficiência e estão espalhadas por todas as regiões do Estado. “Tivemos 80 instituições inscritas, das quais 50 foram habilitadas, contemplando todas as regiões e todos os tipos de deficiência, com um trabalho social de grande impacto”, afirmou.
Durante a cerimônia, representantes das entidades beneficiadas e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONED) acompanharam as assinaturas. Lucy Tertulina, da Associação Caruaruense de Cegos (Acace), celebrou a conquista.
“Estou muito feliz e emocionada de poder fazer parte de um momento como esse. É muito importante contar com a governadora, que apoia a causa das pessoas com deficiência. Me sinto honrada e reafirmo que os pernambucanos ganham muito com a iniciativa”, disse.
O aplicativo Tá na Mão já está disponível para computadores e celulares por meio de QR Codes em equipamentos públicos, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. O acesso também pode ser feito pelo link: https://call.icom-libras.com.br/pernambuco.