O cenário político de Ribeirão, na Mata Sul de Pernambuco, ganhou um novo capítulo com a oficialização do apoio do ex-prefeito Marcelo Maranhão ao projeto político do ex-prefeito do Recife, João Campos, que se coloca como um dos principais nomes na disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de 2026.
Além de Marcelo Maranhão, todo o grupo político que o acompanha no município também passa a integrar a pré-campanha de João Campos. A adesão reúne vereadores aliados ao ex-prefeito, fortalecendo o palanque do socialista em Ribeirão e ampliando sua base de apoio na Mata Sul.
A movimentação representa uma importante reconfiguração das forças políticas locais. Marcelo Maranhão, que governou o município e permanece como uma das principais lideranças políticas de Ribeirão, oficializa sua entrada no grupo que defende a candidatura de João Campos ao Governo do Estado.
Em contrapartida, a prefeita de Ribeirão, Carol Jordão, eleita com o apoio político de Marcelo Maranhão, mantém seu alinhamento com a governadora Raquel Lyra e segue na base governista para a disputa estadual.
Com isso, Ribeirão passa a ter seus dois principais grupos políticos em campos opostos na sucessão estadual. De um lado, Marcelo Maranhão, vereadores e lideranças de seu grupo fortalecem a pré-campanha de João Campos. Do outro, Carol Jordão reafirma seu apoio à governadora Raquel Lyra, evidenciando a divisão política que deverá marcar o debate eleitoral no município.
A definição dos apoios reforça o processo de articulação das principais lideranças pernambucanas visando as eleições de 2026 e coloca Ribeirão entre os municípios da Mata Sul onde a disputa pelo Governo do Estado promete ser intensamente polarizada.

