A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 02/07, no Cine Utinga, a Plenária Ampliada — Etapa Municipal da 11ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco e da 18ª Conferência Nacional de Saúde.
Com o tema central “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar de Pernambuco”, o encontro reuniu gestores, profissionais de saúde, usuários do SUS e representantes da sociedade civil para debater propostas e fortalecer a participação social na construção de políticas públicas de saúde.
Foram discutidos quatro eixos temáticos:
• Eixo 1: Democracia, saúde e participação social como direito inalienável.
• Eixo 2: Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária, sustentabilidade, responsabilidade fiscal, social e transparência.
• Eixo 3: Desafios para o SUS na agenda estadual em defesa da vida, da saúde e da terra, incluindo emergências climáticas e justiça socioambiental.
• Eixo 4: Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral, com respeito à interculturalidade e valorização dos saberes ancestrais dos povos originários e tradicionais.
As temáticas foram apresentadas por palestrantes convidados e debatidas com os participantes, fortalecendo o diálogo e a construção coletiva de propostas para o SUS.

