A Caravana do Zé Gotinha passou por Chã Grande no último sábado (30). Em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, o município promoveu o mutirão de vacinação voltado para crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. A iniciativa foi realizada no Centro de Fisioterapia, localizado na Avenida São José, no centro da cidade, e teve como objetivo aumentar o quantitativo de imunizados na cidade.
Centenas de crianças e adolescentes participaram da campanha. Além do imunizante contra a gripe, o público também teve acesso a outras diversas vacinas disponíveis no calendário anual. Também foi possível atualizar o esquema vacinal contra a Covid-19 durante o mutirão.
“É importante manter a caderneta vacinal em dia, pois a gente consegue ficar imunizado de doenças como sarampo, a varicela, a influenza. É importante você estar com a caderneta da sua criança em dia pra evitar outras complicações”, comentou a coordenadora do Programa de Imunização do município, Lindaci Alves.
De acordo com o secretário de Saúde do município, Jairo Paiva, a campanha foi considerada positiva para os números de vacinação. “Foi um sucesso. Muita procura para atualização das cadernetas”, avaliou Jairo.
“O objetivo é incentivar a vacinação, trazendo o Zé Gotinha, essa figura importantíssima pra vacinação, e estimular a população a atualizar a caderneta de vacina”, destacou Priscila Machado, apoiadora técnica da 1ª Geres de Saúde do Estado.
A agricultora Maria José compareceu ao local de vacinação acompanhada da neta, Analys, atendida na campanha. “É muito importante todo mundo trazer as crianças pra vacinar, por causa das doenças, a gente tem que dar a vacina nas crianças, minha gente. Vamos trazer as crianças pra vacinar”, destacou a agricultora. “Ela vai ficar ainda mais forte”, completou a avó, com a neta nos braços.
As vacinas aplicadas no último sábado, ao longo do mutirão, seguem disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, tanto na cidade quanto na zona rural, das 8h às 16h. Crianças e adolescentes devem ser acompanhados nos locais de vacinação dos pais ou responsáveis.