As forças policiais do Estado estão atuando para garantir a tranquilidade e a segurança do público boêmio que está prestigiando as diversas atrações culturais do Festival Nacional da Seresta, no Bairro do Recife. Consolidado no calendário de eventos pernambucano e celebrando três décadas de existência, o Festival começou na quinta-feira (8) e segue até o próximo sábado (10), contando com presença efetiva das Operativas da SDS. A fim de promover a manutenção da ordem social, foram disponibilizadas 277 jornadas extras de trabalho, para reforço das ações do planejamento operacional em toda a Praça do Arsenal e entorno.
“Nos três dias de programação, estaremos com a participação integrada de nossas Operativas, realizando uma ampla e estratégica cobertura em toda a área do evento, ações ostensivas e preventivas das forças terrestres. Como também com o monitoramento aéreo de drones, que disponibiliza imagens em tempo real, além do uso de rádios digitais de comunicação e câmeras de monitoramento”, esclareceu o gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Valdemio Gondim.
Com o maior número de jornadas extras, um total de 208, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) emprega efetivo a pé e motorizado, enquanto a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) está atuando das 19h às 2h, na Delegacia da Rio Branco, para o registro de boletins de ocorrência. O Grupamento Tático Aéreo (GTA) está responsável pelo monitoramento com 18 drones, enquanto equipes do Programa Alerta Celular realizam o cadastramento dos aparelhos, auxiliando as forças de segurança a recuperarem o equipamento, em caso de roubo ou furto.