Com o objetivo de garantir ainda mais qualidade no atendimento a recém-nascidos em Chã Grande, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma capacitação com a equipe de enfermagem que atua nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima. O encontro foi realizado no auditório da Escola XV de Março, nesta quarta-feira (5).
A capacitação foi coordenada pela médica pediatra e neonatal Patrícia Anízia, que também atua na equipe do município. Durante o encontro, a profissional abordou diversos temas relacionados ao atendimento de crianças recém-nascidas nas unidades de saúde. “A enfermagem ou o pediatra vai acompanhar a questão de peso, estatura, questão de imunização, orientar em relação a alimentação, entre outras coisas”, explicou a profissional sobre a atuação na puericultura, que vai desde o nascimento da criança até os dois anos de idade.
De acordo com a médica, é através desse trabalho realizado nas unidades de saúde que se pode prevenir vários tipos de doenças que possam acometer as crianças nos primeiros momentos de vida. “Identificando precocemente determinados problemas que a criança possa ter e que a gente possa intervir o quanto antes”, pontuou.
O diretor do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, Renato Santos, fez questão de acompanhar a capacitação, acompanhado das equipes de enfermagem. Todas as semanas, partos são realizados na unidade hospitalar chã-grandense. “Essa capacitação vai ser, com certeza, muito proveitosa pra todo o município”, destacou Renato.