O número de casos leves de Covid-19 em Pernambuco teve um aumento de 282,46% entre novembro e dezembro de 2024, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Entre os dias 16 e 22 de novembro, foram registrados 57 casos no estado, enquanto, entre os dias 21 e 27 de dezembro, o número subiu para 218 notificações.
O crescimento expressivo tem gerado preocupação entre os pernambucanos e intensificado a busca por autotestes de Covid-19 nas farmácias do Grande Recife. No entanto, a procura esbarra em um problema: a falta de testes disponíveis no mercado.
De acordo com Elias Salomão, vice-presidente do Sindicato das Farmácias de Pernambuco (Sincofarma), o desabastecimento dos autotestes tem uma explicação. “No ano passado, tivemos um aumento nos casos de dengue e Covid. Com isso, as pessoas ficaram inseguras e começaram a procurar os autotestes para confirmar se estavam com Covid ou não. Isso gerou um pico de procura que pegou os importadores despreparados para atender à demanda”, afirmou.
Segundo Salomão, o problema se agravou nos últimos dois meses de 2024, quando os casos de Covid começaram a subir rapidamente, e as farmácias não tinham estoques suficientes para suprir a necessidade da população.
A equipe de reportagem percorreu farmácias do Recife em busca dos autotestes de Covid-19. Das cinco farmácias visitadas, apenas uma delas tinha o produto disponível, vendido por R$ 35. A falta de testes preocupa especialistas, que recomendam o isolamento em caso de sintomas gripais e a busca por orientação médica para evitar a propagação do vírus.
Com a chegada de 2025, a Secretaria Estadual de Saúde reforçou que medidas de monitoramento e controle continuam sendo aplicadas e orientou a população a completar o esquema vacinal para reduzir os riscos de agravamento da doença.
Do G1