Vitória de Santo Antão vive um momento histórico ao comemorar, neste final de semana, os 400 anos de sua fundação, juntamente com mais uma edição da tradicional festa em homenagem ao seu padroeiro, Santo Antão. Para marcar a data, a cidade, localizada na Zona da Mata pernambucana, preparou uma programação especial que reúne música, fé, cultura e ações comemorativas.
O prefeito Paulo Roberto confirmou que, nesta sexta-feira (16) e sábado (17), grandes nomes da música nacional vão se apresentar na Avenida 17 de Janeiro, antiga Avenida Silva Jardim. A via, que passou por obras de requalificação, será oficialmente entregue à população no primeiro dia do evento, após ser renomeada por meio da Lei Municipal nº 5.213/2025.
Na sexta-feira, a partir das 19h, sobem ao palco Calcinha Preta, Limão Com Mel e Victor Lins, garantindo uma noite marcada pelo forró e pela animação. Já no sábado, o clima será de romantismo, com shows de Priscila Senna, José Augusto e Ery Mello.
Para receber o público e celebrar os quatro séculos da chamada Terra das Tabocas, a Prefeitura montou uma ampla estrutura envolvendo equipes de segurança, logística, organização do trânsito e orientação aos turistas, visando garantir tranquilidade e conforto durante os festejos.
“A nossa cidade está em festa pelos seus quatrocentos anos e nada melhor do que saber que estamos no caminho certo. Será um ano de muitas comemorações, não somente nas ruas e nos palcos, mas nos indicadores, na melhoria da infraestrutura e na conclusão de projetos de desenvolvimento em todos os setores”, destacou o prefeito Paulo Roberto, convidando moradores de outras cidades a conhecerem Vitória de Santo Antão.
Além da programação musical, as celebrações religiosas em homenagem a Santo Antão tiveram início no último dia 6 de janeiro, com missas e a participação de párocos convidados. No pátio da Igreja Matriz, as noites contam com música ao vivo e a tradicional quermesse, com venda de comidas típicas.
No sábado (17), às 5h30, será realizada uma corrida e caminhada, com largada na Estação Ferroviária e percursos de 6 km e 3,5 km. À tarde, a partir das 16h, acontece a tradicional procissão, que percorre as ruas da cidade com as imagens de Santo Antão e do copadroeiro São Sebastião, encerrando as celebrações com fé e devoção.

