A Unidade Básica de Saúde do sítio Mutuns, na zona rural de Chã Grande, recebeu nesta terça-feira (19) a campanha Agosto Dourado. Ao longo deste mês, além de Mutuns, todas as outras unidades de saúde do município já receberam ou ainda vão receber momentos como esse, que buscam reforçar a importância do aleitamento materno.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Saúde do município. Durante o evento, os participantes recebem informações importantes sobre os benefícios adquiridos, tanto pela criança quanto pela mãe, durante o processo de amamentação.
A agricultora Daiane Gomes está na segunda gestação. Ela fez questão de participar e ouvir atenta as informações que foram repassadas durante o evento. “É a segunda gestação, mas é tudo novo. Meu menino vai fazer 10 anos, já. É tudo como se fosse a primeira gestação. Tudo muda. É muito importante essas informações”, comenta a agricultora, que está no sétimo mês da gestação de uma menina.
A enfermeira Lislany Queiroz, que acompanha de perto o momento de gestação das mulheres atendidas pela UBS de Mutuns, também destaca a importância da campanha. “Além do vínculo que é criado entre a mãe e o bebê, também é passado para o filho a primeira vacinação. A imunidade que tem da mãe, ela é passada para a criança através do leite materno. Então a criança cresce muito mais saudável, cresce com muito mais aptidão”, explica a profissional.
Durante o encontro, a médica Jullyane Lima também tirou dúvidas e explicou ao público a importância de se manter o aleitamento materno na idade certa. “É um tema bastante importante, a gente consegue ter esse contato com o público, principalmente em relação a amamentação, não só para as mães, mas também para as futuras mães, onde a gente consegue debater e falar sobre esse tema, e conscientizar e mostrar a sua relevância”, destaca a médica.