As secretárias municipais de Finanças e de Planejamento de Chã Grande, Rahyra Santos e Melânia Freitas, realizaram uma visita técnica ao Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), nesta quarta-feira (20), para conhecer de perto a experiência do programa Sopa Amiga. A iniciativa oferece refeições saudáveis e nutritivas para famílias em vulnerabilidade social na Região Metropolitana do Recife (RMR) a partir da doação de alimentos que seriam descartados pelos comerciantes do Ceasa.
Durante a visita, as representantes municipais foram recebidas pelo coordenador operacional do programa, Domingos Sávio, que explicou todo o processo de funcionamento do projeto, desde a seleção dos alimentos até a fabricação e distribuição da sopa. As secretárias também conheceram o espaço onde as refeições são preparadas.
O objetivo da visita foi avaliar a possibilidade de adaptar a experiência do Sopa Amiga para as Cozinhas Comunitárias de Chã Grande, como forma de fortalecer a segurança alimentar no município e oferecer um reforço nutricional para a população em situação de vulnerabilidade social.
A secretária de Finanças e primeira-dama de Chã Grande, Rahyra Santos, destacou a importância da iniciativa: “Achei extraordinário o trabalho com essa política que traz a refeição para quem mais precisa evitando o desperdício de alimentos. É um momento de troca de experiências, de ver o que podemos aprender com o Sopa Amiga e assim vamos fortalecer as nossas políticas de segurança alimentar”, disse.
Cozinhas comunitárias – Ao todo, 4 mil refeições são oferecidas por mês nas duas cozinhas comunitárias de Chã Grande, uma no bairro Matadouro e outra no prédio do Centro de Convivência de Idosos (CCI). Além de atender centenas de pessoas em vulnerabilidade social, o projeto também proporciona incentivo aos agricultores locais, que são os fornecedores das cozinhas.