A noite desta quarta-feira (27) promete ser de festa no Marco Zero, no Recife, com a gravação do DVD da cantora Priscila Senna, a “Musa”, em comemoração aos seus 15 anos de carreira. Para garantir a tranquilidade do público que deve lotar a região central da cidade, a Secretaria de Defesa Social (SDS) preparou uma ampla operação de segurança com o emprego de 711 profissionais das forças estaduais.
Do total, 671 policiais militares estarão espalhados em pontos estratégicos, reforçados por equipes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar. A operação contará ainda com tecnologia de ponta, como drones para monitoramento aéreo, controle de acesso ao público e sobrevoo das aeronaves do Grupamento Tático Aéreo. O Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) também será ativado para acompanhar em tempo real toda a movimentação.
A gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Rafaela Reny, destacou que o objetivo é assegurar ordem e tranquilidade durante todo o evento. “Além da presença das forças policiais em locais estratégicos de todo o entorno do Marco Zero com ações ostensivas e preventivas, o esquema de segurança contará também com o uso de tecnologias avançadas. Nosso objetivo é garantir a ordem social do início ao final do show”, afirmou.
O policiamento terá atuação integrada de diversas unidades especializadas. O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) será responsável pela organização do tráfego e segurança viária. O Regimento de Polícia Montada (RPMon) dará apoio em pontos de bloqueio. A Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) atuará em áreas de difícil acesso. Já o Batalhão de Radiopatrulha (BPRp) ficará responsável por abordagens em grandes grupos.
O Batalhão de Choque (BPChoque) manterá equipes no Marco Zero e de prontidão em caso de tumultos. A Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) fará varreduras nos corredores de acesso. Além disso, o 16º BPM coordenará as ações nos bloqueios das três pontes que levam ao Marco Zero e nas principais vias de acesso, como a Avenida Conde da Boa Vista, Rua da Aurora e Avenida Guararapes.
As medidas de segurança começam antes mesmo do show, com patrulhamento diferenciado à tarde em corredores estratégicos como a PE-15, Estrada da Batalha, Avenida Norte, Agamenon Magalhães, Estrada dos Remédios e Avenida Mascarenhas de Morais, além de reforço nos terminais integrados de transporte.
A Polícia Civil terá reforço na Delegacia da Rio Branco, em frente ao Centro de Artesanato, com equipes preparadas para realizar qualquer tipo de procedimento policial. Já o Corpo de Bombeiros atuará com um Auto Bomba Tanque, voltado ao combate a incêndios, e um Auto Resgate, para atendimento a emergências de saúde.