A Prefeitura do Ipojuca anunciou, nesta segunda-feira (29), uma série de medidas imediatas após um grave episódio de agressão envolvendo um casal de turistas do Mato Grosso, ocorrido no último fim de semana na praia de Porto de Galinhas, um dos principais destinos turísticos do Brasil.
Desde que tomou conhecimento do caso, a gestão municipal passou a acompanhar a situação de forma direta, reforçando ações de fiscalização e adotando providências administrativas com o objetivo de assegurar a apuração dos fatos, manter a ordem pública e garantir a segurança de moradores e visitantes.
Em nota, a Prefeitura reforçou que repudia qualquer forma de violência e reafirmou o compromisso com a segurança, o respeito aos turistas e a defesa dos direitos do consumidor. O município destacou ainda que episódios desse tipo são inaceitáveis e não representam a vocação de Porto de Galinhas como destino acolhedor, seguro e reconhecido internacionalmente.
Diante do ocorrido, a Prefeitura determinou uma série de ações imediatas. Entre elas, a suspensão temporária, pelo prazo de uma semana, das atividades da barraca envolvida no episódio. Também foi determinado o afastamento preventivo dos garçons e atendentes citados, até a conclusão das investigações.
Além disso, haverá reforço nas ações de fiscalização ao longo da orla, com ampliação do efetivo da Guarda Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente atuando na área. A gestão municipal também anunciou a intensificação da fiscalização para coibir práticas irregulares, como venda casada, exigência de consumação mínima e outras condutas que ferem o Código de Defesa do Consumidor.
Outra medida adotada é o reforço da fiscalização sobre a atuação irregular de pessoas que trabalham como “flanelinhas”, garantindo maior organização e segurança tanto para turistas quanto para moradores.
Segundo a Prefeitura, as ações fazem parte de um conjunto de medidas permanentes voltadas ao fortalecimento da segurança, à organização do comércio de praia e à melhoria da experiência dos visitantes. A gestão municipal afirmou que seguirá atuando de forma integrada com os órgãos de fiscalização e segurança para evitar novos episódios semelhantes.
Para situações de emergência ou registro de ocorrências, a Prefeitura do Ipojuca disponibiliza o canal do Centro Integrado de Defesa Municipal (CIDEM), por meio do telefone (81) 99463-2859.

