Um homem de 28 anos foi detido neste sábado (15) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após ser flagrado transportando 885 pássaros silvestres e 18 jabutis na BR-423, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Os animais eram levados em condições precárias, distribuídos em gaiolas e caixas apertadas no porta-malas e até nos bancos de um carro popular. Segundo a PRF, algumas aves não resistiram ao estresse e morreram durante o trajeto.
O motorista informou que havia adquirido os animais na cidade de Ouro Branco, em Alagoas, com a intenção de revendê-los em Caruaru. Ainda de acordo com a corporação, ele já tinha sido detido outras vezes pela mesma prática de crime ambiental.
O suspeito foi autuado e deverá responder criminalmente pelo transporte ilegal de animais silvestres. Toda a carga foi encaminhada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e à Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), onde os animais receberão cuidados veterinários e, posteriormente, deverão ser devolvidos ao habitat natural.

