A cidade de Gravatá será novamente palco de uma das maiores celebrações da cultura pernambucana: o Festival Pernambuco Meu País. A segunda edição do evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Empetur, foi oficialmente lançada na manhã da última sexta-feira (11), no Museu Cais do Sertão, no Recife.
Gravatá participa como município parceiro através da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, e se prepara para receber a programação artística nos dias 22, 23 e 24 de agosto, com atrações no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar e em outros polos espalhados pela cidade.
O prefeito Joselito Gomes esteve presente no lançamento acompanhado da primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, além de membros do secretariado e da chefia de gabinete. Durante o encontro, que reuniu representantes dos dez municípios contemplados nesta edição, foi anunciada a programação oficial do palco principal em Gravatá.
A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, destacou a importância de Gravatá no cenário cultural do Estado. “Gravatá é uma referência quando a gente fala de turismo, de cultura. O Festival Pernambuco Meu País chegou para agregar mais um momento, mais uma semana de eventos na cidade, com oficinas, formações e apresentações culturais que promovem a diversidade de linguagens artísticas”, afirmou.
O secretário municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, celebrou a diversidade de ritmos confirmados: “Tem forró, samba, pop rock. É a valorização da nossa cultura, um resgate das nossas raízes, e ao mesmo tempo uma oportunidade para que as novas gerações conheçam e perpetuem essa riqueza cultural.”
Para o prefeito Joselito Gomes, o festival representa não apenas entretenimento, mas também impacto direto na economia local. “Estar novamente neste circuito cultural é uma confirmação de que Gravatá se consolidou como rota de grandes eventos. Isso movimenta nossa economia, reconhece e fortalece os fazedores de cultura, e reforça o nosso compromisso com uma cultura democrática e inclusiva.”
Além das apresentações no palco principal, o evento contará com atividades em polos descentralizados, ampliando o alcance do festival e promovendo o envolvimento da população com a cultura local. A programação completa dos polos será divulgada nos próximos dias.
Programação principal – Palco Pernambuco Meu País
Local: Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar – Gravatá
22 de agosto (sexta-feira)
-
Espetáculo de abertura: Pernambuco, Meu País
-
Fagner Chagas
-
Dorgival Dantas
-
Mara Pavanelly
-
Tarcísio do Acordeon
-
DJ Armandinho Reggae (intervalos)
23 de agosto (sábado)
-
Afoxé Omim Sabá
-
Lucas dos Prazeres
-
Gerlane Lopes
-
Diogo Nogueira
-
Alexandre Pires
-
DJ João Guerra (intervalos)
24 de agosto (domingo)
-
Família Salustiano e a Rabeca Encantada
-
Chico Chico
-
Lenine
-
Biquini Cavadão
-
Falcão
-
DJ 440 (intervalos)