O Governo de Pernambuco prorrogou até o dia 31 de julho o prazo de inscrições para o novo edital do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (PROUPE), que oferece 1.560 bolsas de estudo para o segundo semestre de 2025. A iniciativa é voltada para estudantes de baixa renda matriculados em 13 Autarquias Municipais de Ensino Superior. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site proupe.secti.pe.gov.br.
Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), o PROUPE oferece bolsas mensais de até R$ 500, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior, especialmente em regiões estratégicas do interior do estado. Podem participar do processo seletivo estudantes com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo.
Com esse novo edital, o Governo de Pernambuco alcança um total de 4.860 bolsas ofertadas desde 2024. Foram 3.300 no segundo semestre de 2024, 1.560 no primeiro semestre de 2025 e, agora, mais 1.560 para o segundo semestre deste ano. A ampliação reforça o compromisso com a democratização do ensino superior e o fortalecimento da formação profissional no interior.
Segundo a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, o PROUPE tem sido fundamental para transformar realidades. “O PROUPE é mais do que uma política pública: é um instrumento de transformação social, que tem impactado a vida de milhares de jovens e suas famílias, especialmente no interior do estado”, afirmou.
Do total de bolsas, 70% são destinadas a cursos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), como Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Física, Química e Estatística. Os 30% restantes contemplam estudantes de diversas áreas de graduação.