Cinco equipes de estudantes da rede pública estadual embarcaram, nesta terça-feira (4), para Portugal, onde participam de uma imersão internacional voltada à educação tecnológica e à inovação. A viagem é resultado do concurso Inova CRIA: Ideias que Transformam, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e de Educação (SEE), em parceria com o Porto Digital.
O embarque aconteceu no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre e reuniu estudantes, professores e gestores das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs). Os jovens conquistaram a oportunidade após apresentarem projetos inovadores nas áreas de sustentabilidade, acessibilidade, saúde e agricultura inteligente.
A vice-governadora Priscila Krause acompanhou o embarque e destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da juventude pernambucana. “O Governo de Pernambuco está apostando no talento e na criatividade dos nossos estudantes. Essa é mais uma oportunidade de mostrar ao mundo a capacidade dos jovens pernambucanos de transformar realidades. Eles estão prontos para desbravar novos continentes e levar o nome do nosso Estado para fora do país”, afirmou.
O Inova CRIA mobilizou estudantes do 1º e 2º anos de escolas com Espaços CRIA ativos, desafiando-os a desenvolver soluções para melhorar suas comunidades. No total, 62 projetos foram inscritos e 55 validados por uma comissão formada por representantes da SECTI, SEE, Porto Digital e especialistas convidados. Cinco ideias se destacaram pela criatividade, impacto social e relevância, garantindo aos autores a vivência internacional.
Os projetos vencedores são: Aquarcia 5.0 (EREM Jatobá – Petrolândia), que desenvolveu uma tecnologia para monitoramento sustentável da aquicultura; TechDengue e PIMEN-IOT (ETE Ariano Vilar Suassuna – Garanhuns), que utilizam Internet das Coisas e Inteligência Artificial no combate a pragas e doenças; Uso de tecnologias para assegurar a acessibilidade de deficientes visuais (ETE Professor Paulo Freire – Carnaíba); e Estação Meteorológica Inteligente (ETE Ginásio Pernambucano – Recife), sistema voltado ao monitoramento de dados climáticos e ambientais.
Durante a imersão, os estudantes participarão de atividades em Aveiro e Lisboa, incluindo visitas à Universidade de Aveiro, à Fábrica de Ciência Viva e a startups locais. A programação também contempla a presença nos eventos Brazil Tech Days, promovido pelo Cais do Porto e Porto Digital, e Web Summit, considerado o maior encontro de tecnologia da Europa.
A secretária interina de Ciência, Tecnologia e Inovação, Teresa Maciel, destacou o valor pedagógico e transformador da viagem. “Será uma vivência transformadora. Nossos estudantes vão conhecer de perto o ecossistema europeu de inovação e entender como ciência, tecnologia e empreendedorismo se unem para resolver desafios reais”, explicou.
O orgulho das famílias acompanhou o embarque. “Estou muito emocionada com esse projeto incrível que o Governo de Pernambuco está proporcionando. Eles vão voltar com uma nova visão de mundo”, afirmou Telma Gaião, mãe de Erick, aluno da ETE Ginásio Pernambucano.
Para a head de Empreendedorismo do Porto Digital, Karol Brasileiro, a ação reforça o papel estratégico da escola pública na formação de novos talentos. “Essa imersão conecta a escola pública pernambucana ao cenário global de inovação. É a prova viva de que o futuro da tecnologia também nasce na rede pública”, destacou.

