Com o intuito de coibir ainda mais os furtos e roubos de celulares, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social, lançou o Programa Recupera que vem se somar ao Alerta Celular. Os primeiros 200 equipamentos recuperados através da nova ação, coordenada pela Polícia Civil de Pernambuco, foram devolvidos nesta terça-feira (15), no auditório da SDS, no bairro de Santo Amaro, no Recife. A ação integra o conjunto de medidas do Programa Juntos pela Segurança voltadas à redução dos crimes patrimoniais, com foco na repressão qualificada e na devolução de bens às vítimas.
As forças de segurança começaram a atuar em duas frentes para aumentar o número de devolução de aparelhos e ao mesmo tempo combater o comércio ilegal de celular. O Programa Recupera identifica aparelhos subtraídos a partir dos boletins de ocorrência e do cadastro no Alerta Celular. Com base no número do IMEI dos aparelhos, registrado pelas vítimas, é feito um cruzamento de dados que possibilita a recuperação do celular. Quando um celular é localizado, a pessoa que está de posse do equipamento é intimada, via WhatsApp, a comparecer à delegacia para devolução do bem.
Paralelamente, a Polícia Militar segue realizando as abordagens durante as rondas ostensivas nas ruas, verificando se o celular tem registro de furto ou roubo no Sistema Alerta Celular. “As ações integradas das nossas polícias maximizam a eficiência no combate ao crime, na recuperação e na devolução de celulares. Com o Recupera e o Alerta, conseguimos encontrar os aparelhos e punir quem fomenta esse tipo de crime. Vamos seguir com ações ostensivas e de investigação para retirar das ruas equipamentos em situação irregular”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Importante destacar que, na prática, a população deve continuar seguindo o que já é orientado, ou seja, cadastrar o equipamento no Alerta Celular e registrar o boletim de ocorrência, caso tenha o aparelho subtraído. “A principal novidade agora é que, se alguém receber uma mensagem da polícia, deve comparecer à delegacia para comprovar que adquiriu o aparelho de boa-fé e fazer a devolução. É importante reforçar que esse processo é totalmente gratuito e sempre realizado em local oficial, dentro de um prédio público, por exemplo. Com isso, garantimos a devolução segura dos celulares aos verdadeiros donos e evitamos possíveis golpes”, declarou o delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Rocha.