O Governo de Pernambuco deu um importante passo na modernização das investigações criminais com a entrega de 10 dispositivos móveis multiespectrais CSI Pro 2 smartphone à Polícia Civil. A ação faz parte do Programa Juntos pela Segurança e foi oficializada durante solenidade realizada na última sexta-feira (18), no Palácio das Princesas, com a presença da governadora Raquel Lyra.
O investimento, no valor de R$ 1,09 milhão, visa reforçar a atuação das equipes de perícia papiloscópica em todo o Estado. Os novos equipamentos contam com tecnologia de macro e microimagem, que permite identificar impressões digitais latentes em diversas superfícies e objetos. Além disso, possuem software especializado para arquivamento, análise e compartilhamento de dados, proporcionando maior precisão e agilidade nas investigações.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Rocha, os novos dispositivos vão qualificar significativamente o trabalho nas cenas de crime. “Com esses equipamentos, será possível à equipe de peritos papiloscopistas identificar vestígios com mais eficiência e agilidade, garantindo respostas mais rápidas na resolução de casos”, afirmou.
Os peritos papiloscopistas de todas as regiões do Estado — Capital, Região Metropolitana, Agreste e Sertão — já passaram por treinamento com a equipe técnica da empresa fornecedora dos equipamentos, garantindo o uso adequado da nova ferramenta desde sua implantação.