O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS) e do Instituto AOCP, publicou nesta terça-feira (4) o edital de convocação para a entrega de documentos, matrícula e realização da etapa de Investigação Social da terceira turma do Curso de Formação Profissional para o cargo de 2º Tenente da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Ao todo, 214 candidatos foram chamados, conforme previsto no edital do concurso público regido pela Portaria SAD/SDS nº 83/2023.
A convocação inclui os aprovados dentro das 150 vagas anunciadas inicialmente, além dos candidatos empatados e dos que ainda se encontram em situação sub judice, ou seja, com processos sob análise judicial. O edital completo, com a lista de convocados, orientações e documentação necessária, está disponível no site do Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br). Os candidatos devem preencher a Ficha de Informação do Candidato (FIC), documento obrigatório para a etapa de investigação social.
A chamada representa mais um passo no concurso unificado das forças de segurança do Estado, que abrangeu a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica. O processo segue em andamento, restando apenas a convocação da última turma da Polícia Civil para que todas as etapas sejam concluídas.
De acordo com o Governo de Pernambuco, até 2026, mais de 7 mil novos servidores serão incorporados às forças de segurança, fortalecendo as corporações e ampliando o efetivo em todo o Estado.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que o concurso é parte de um compromisso da gestão com o reforço da segurança pública. “A realização desse concurso foi um compromisso da governadora Raquel Lyra, com o objetivo de recompletar as tropas e ampliar nossa capacidade de ação, reforçando a segurança e o bem-estar dos pernambucanos de todas as regiões do Estado”, afirmou.a

