A bola rolou e, com ela, teve início oficialmente o Campeonato Chã-grandense 2026 neste domingo (1º). Após grande expectativa por parte dos torcedores, a primeira rodada da competição movimentou o futebol local com quatro partidas, marcadas por goleada, quebra de uma longa invencibilidade e disputas equilibradas na Série B.
Na abertura da rodada, o Guarani enfrentou o Morada Nova e começou melhor, abrindo o placar logo aos 3 minutos com Davi. Apesar do início favorável ao alviverde, o Morada Nova reagiu e buscou o empate aos 21 minutos, com Edson. A virada veio ainda no primeiro tempo, aos 33, com Ruan, ex-jogador do Guarani.
Na etapa final, o domínio foi do Morada Nova. Cebola ampliou aos 8 minutos e, já aos 38, Esquerdinha fechou o placar em 4 a 1. O resultado marcou o fim de uma invencibilidade histórica do Guarani, que não perdia no Campeonato Chã-grandense há oito anos.
Ainda pelo Grupo A da Série A, a Mangueira não tomou conhecimento do Capela e aplicou uma goleada de 7 a 0. Lukinha foi o grande destaque da partida, marcando três gols. Kelvin e Niko também balançaram as redes duas vezes cada. Com o resultado, a Mangueira assumiu a liderança do grupo, enquanto o Capela iniciou a competição na zona de rebaixamento.
Já pela Série B, os jogos da tarde mostraram equilíbrio e muita disputa. O Fumuca venceu o Grêmio Zizi por 2 a 1, com gols de Binga e Irmão Léo, enquanto Marcelo descontou para o Grêmio. No outro confronto, o Tipim superou o Tabajara por 3 a 1. Leandro marcou para o Tabajara, enquanto Luquinha, com dois gols, e Eliton, contra, garantiram a vitória do Tipim.

