Chã Grande esteve em festa neste domingo (7). O município comemorou com demonstrações de amor e respeito pela pátria os 203 anos de independência do Brasil. A programação contou com hasteamento das bandeiras e desfile cívico, que reuniu estudantes das escolas municipais, bandas marciais e musicais.
Após o hasteamento dos pavilhões em frente ao antigo prédio da Prefeitura Municipal, na Avenida São José, o Tiro de Guerra saiu às ruas. Em seguida, a Banda Musical XV de Março abriu os desfiles, trazendo consigo a Escola Municipal XV de Março. Também se apresentaram as escolas Nossa Senhora Aparecida, Joaquim Alves Pereira, Maria Amélia, Santa Luzia, Sandra Siqueira de Macêdo e João Faustino de Queiroz, que também contou com a apresentação da Banda Marcial Euclides Alves.
O desfile seguiu ainda com as escolas 20 de Dezembro, José Manoel de Farias, Laerte Pedrosa de Melo e Amália Araújo Jurema, além dos Clubes de Desbravadores Oásis e Águias da Serra, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
O último momento do desfile foi dedicado às apresentações das bandas musicais XV de Março, sob a regência do maestro Jailson Alves, e Pedro Jorge Frassati, com Márcio Carneiro. Na última apresentação, o Padre Josivan Andrade, Pároco de Chã Grande, ainda fez uma participação, dedicando uma bênção à Banda Musical Pedro Jorge Frassati, já que neste domingo foi realizada, no Vaticano, a canonização do patrono da instituição musical, por parte do Papa Leão XIV.
Para o prefeito Sandro Advogado, que acompanhou todas as apresentações no palanque oficial, o desfile chã-grandense fez uma justa homenagem neste dia da independência, reafirmando também a importância da soberania nacional. “A cada dia reforçar a independência do Brasil. Somos um país livre. Esse dia é de reforçarmos o nosso verdadeiro patriotismo”, disse Sandro. “A gente só tem a agradecer a todos os professores, colaboradores, por esse desfile, pela organização, e um agradecimento todo especial aos nossos alunos, músicos, que prestigiaram esse desfile cívico”, completou o gestor.