O município de Cortês foi incluído na nova lista de cidades pernambucanas contempladas pelo programa Minha Casa Minha Vida – modalidade Sub-50, voltado para localidades com até 50 mil habitantes. Ao todo, serão construídas 20 unidades habitacionais no município, destinadas a famílias de baixa renda, reforçando o acesso à moradia digna e estimulando a economia local por meio da geração de empregos na construção civil.
O anúncio foi oficializado com a publicação da Portaria MCID nº 892/2025, que ampliou a meta física do programa e confirmou 19 empreendimentos em cidades de várias regiões do Estado. Juntas, elas receberão 420 novas unidades.
Segundo o secretário executivo de Habitação do Estado, Adriano Freitas, o resultado é fruto de um trabalho técnico integrado entre o Governo de Pernambuco e as prefeituras. “Apresentamos 53 propostas e conseguimos emplacar 19 empreendimentos. Na primeira janela do Sub-50, em 2024, foram mais de 132 propostas apresentadas e 13 selecionadas. O salto mostra a assertividade do nosso trabalho junto aos municípios”, ressaltou.
O ministro das Cidades, Jader Filho, também destacou a importância da iniciativa durante o Seminário Brasil em Construção, no Recife. “Vamos preparar licitações e projetos para que as obras comecem logo, gerando emprego, renda e realizando o sonho da casa própria”, disse.
Além de Cortês, outros municípios como Bodocó, Custódia, Gameleira, Joaquim Nabuco, Palmeirina, Venturosa e Vertentes também foram contemplados. O Governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), garantirá ainda um aporte adicional de R$ 10 mil por unidade habitacional, complementando o valor federal para viabilizar a execução das obras.