A 5ª edição da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres foi realizada nesta segunda-feira (21), no auditório da Escola XV de Março, em Chã Grande. O evento, promovido pela Coordenadoria da Mulher, contou com participação massiva do público, formado em sua maioria pelas mulheres chã-grandenses.
Autoridades municipais, como o prefeito, Sandro Advogado, o vice, Joel Gomes, e os vereadores Nanato, Jadinho da Ceasa, Célia de Jaci, Ninha de Zé Maria e Ceça da Saúde marcaram presença, além de secretários, diretores e representantes da sociedade civil. O evento ainda registrou a presença da promotora de justiça criminal, Drª Maria Cecília Tertuliano, do Major Felipe, comandante da 5ª CIPM, da Delegada da Mulher de Vitória, Danúbia Andrade, além da palestrante Ruhana Berg, gerente de Formação em Gênero, da Secretaria Estadual da Mulher, e Margarida da Silva, coordenadora regional da Mata Sul.
A conferência foi aberta com os discursos das autoridades que compuseram a mesa de honra, seguindo com a palestra magna com Ruhana Berg. Ao longo de sua explanação, a palestrante também promoveu discussões com o público. “Chegar aqui e ver que as mulheres participaram não apenas em corpo, mas também em fala, mostra que elas estão comprometidas em melhorar as suas condições de vida, junto com a gestão municipal”, destacou.
Após a palestra magna, os participantes foram divididos em eixos temáticos, com o objetivo de debater as políticas públicas para as mulheres no âmbito municipal e estadual. A secretária de Finanças e primeira-dama do município, Rahyra Santos, esteve presente, participando também das discussões. “É muito importante momentos como esse para que possam ser debatidas as políticas voltadas para nós, mulheres. Tivemos hoje o auditório cheio, o que mostra cada vez mais a força de todas nós, mulheres”, comentou.
Ao final do evento, as propostas foram apresentadas e aprovadas. Além disso, os participantes também elegeram os representantes municipais, que terão a missão de participar da fase estadual da conferência. A coordenadora municipal, Cícera Clementino, avaliou de forma positiva toda a programação vivenciada nesta segunda, em Chã Grande. “Todos os objetivos foram alcançados, que a gente planejou fazer essa conferência, e deu tudo certo”, disse.