A população chã-grandense se vestiu de rosa e foi às ruas da cidade para passar uma importante mensagem nesta sexta-feira (31). No último dia do mês, reconhecido pela campanha Outubro Rosa, Chã Grande promoveu uma caminhada pelas principais ruas, alertando as mulheres sobre a importância da prevenção.
A caminhada teve início na Secretaria de Assistência Social, de onde seguiu até a Avenida São José, no centro da cidade. Estudantes das escolas XV de Março e Educandário Batista, bem como a população em geral, participaram do movimento, promovido em parceria entre as secretarias de Saúde e Assistência Social.
Em frente à Câmara de Vereadores, o evento continuou com a participação do secretário de Saúde, Jairo Paiva, de Assistência Social, Alexandra Gomes, e de Finanças, Rahyra Santos, representando o gestor do município, Sandro Advogado. “Esses movimentos são extremamente importantes aqui na nossa Chã Grande, para que a população consiga ver e se conscientizar para fazer os exames”, destacou Rahyra.
O câncer de mama é um dos mais letais que atingem as mulheres, mas ainda garante uma alta taxa de cura quando descoberto precocemente. Além da mamografia, o autoexame também é recomendado. “É uma doença que, quando descoberta precocemente, tem um sucesso de cura”, comentou a secretária Alexandra Gomes.
“Essa preocupação na saúde é diária. A gente tem essa preocupação tanto na rede primária, em todos os postos de saúde, como também no hospital, onde a gente cuida desse pessoal, leva pra fazer tratamento, através do TFD. Tudo no início fica mais fácil contornar”, disse o secretário de Saúde, Jairo Paiva, que completou com um apelo às mulheres de Chã Grande: “Procurem a Saúde. Estamos à disposição para cuidar delas”.
Em parceria com o Centro Universitário UniGrande, o evento ainda contou com sessões de massagem e de ventosaterapia para as mulheres, além de teste rápido de glicose e aferição de pressão arterial na Praça Monsenhor João Inácio Ferreira.
O evento foi marcado também por momentos de recordação e homenagens a duas mulheres chã-grandenses que ficaram eternizadas por suas lutas ao longo dos anos: Natália Santos e Ana Maria. Integrantes do grupo “Amigas do Peito”, as duas fizeram parte do início da campanha na cidade.

