A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promove, nesta quinta e sexta-feira (19 e 20), a Jornada Pedagógica 2026 voltada aos professores e demais profissionais da Rede Municipal de Ensino. Organizado pela Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho, o encontro tem como principal objetivo alinhar as diretrizes pedagógicas que irão orientar o trabalho nas escolas ao longo do ano letivo.
Com o tema “Paulo Freire: educação libertadora e humanizada para conectar mundos”, a jornada propõe uma formação coletiva das equipes escolares, estimulando reflexões sobre práticas pedagógicas, avaliação e planejamento. Durante os dois dias de programação, também estão sendo apresentados os resultados da diagnose final da rede referentes a 2025, evidenciando avanços alcançados e pontos que exigem maior atenção.
A programação inclui ainda recomendações pedagógicas, construção de estratégias, discussões sobre avaliação e orientações relacionadas aos instrumentos de planejamento e ao plano de intervenção da rede municipal.
As atividades acontecem nas próprias unidades de ensino e em polos específicos, como o de Educação Inclusiva, sediado na Escola Municipal Dr. Marivaldo Burégio de Lima, no Centro. O polo reúne professores intérpretes, brailistas, docentes do atendimento domiciliar, psicopedagogos, profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e auxiliares de Desenvolvimento Educacional Especial (ADEE). Também participam da jornada a Escola de Música, o Núcleo de Línguas do Cabo e o NEAC (Núcleo de Estudos Avançados e Científicos).
Segundo o secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento, uma das novidades deste ano é a inclusão de programações específicas para a Escola de Música, o Núcleo de Línguas e o NEAC, garantindo uma formação mais direcionada e efetiva. “Essa atividade reafirma o compromisso do município com a formação continuada dos nossos profissionais e com a construção de estratégias que fortaleçam o ensino, do planejamento à avaliação, assegurando um início de ano letivo mais alinhado e organizado em toda a rede”, destacou.
Para o professor de atendimento domiciliar da rede, Sérgio França, a jornada tem papel fundamental na preparação para o ano letivo. “Essa é uma formação muito importante para nos nortear neste ano letivo de 2026. Está sendo um momento único”, afirmou.

