A cidade de Escada, na Mata Sul Pernambucana, tem dois projetos destacados na 38ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN. O resultado preliminar da Etapa de Habilitação, divulgado no último dia 29/07, apontou como habilitados e classificados para a Etapa Estadual os projetos “Turismo Pedagógico: da Cana ao Cacau, a tradição do Engenho Conceição de Cima – primeiro chocolate pernambucano tree to bar” do Engenho Conceição de Cima e o “Projeto Cultura nos Bairros do Balé Cultural de Escada”.
Criado em 1987, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade reconhece, em nível nacional, iniciativas exemplares na preservação e valorização do patrimônio cultural brasileiro. Em sua 38ª edição, serão contempladas 15 ações, cada uma premiada com R$35 mil.
A classificação dos projetos destaca a força e o empenho de artistas, mestres de cultura escadenses, que seguem levando o nome do município pelo Brasil através da arte e da valorização cultural.
Vale destaca que estes dois premiados, são pontos de cultura certificados pelo Ministério da Cultura. O reconhecimento reforça a tradição e o comprometimento de Escada com seu patrimônio e identidade cultural.