Gestores e servidores municipais de Pernambuco participaram, nesta quarta-feira (7), de um webinar promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) com foco na Super Chamada Pública Procel Reluz 2025. A iniciativa, realizada em parceria com o Ministério de Minas e Energia e a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), apresentou orientações técnicas e critérios para a seleção de projetos de modernização da iluminação pública com tecnologia LED, que contarão com R$ 150 milhões em recursos não reembolsáveis.
O evento virtual detalhou as etapas de submissão das propostas, os requisitos técnicos e os benefícios da substituição da iluminação pública convencional por LED, como a significativa redução no consumo de energia e melhoria da infraestrutura urbana.
Segundo o coordenador do Procel Reluz na ENBPar, Leonardo Gaspar, a chamada pública tem como objetivo principal fortalecer a infraestrutura dos municípios, priorizando localidades com menor PIB per capita, áreas isoladas, comunidades quilombolas e zonas rurais. As inscrições para a Super Chamada Pública Procel Reluz 2025 estão abertas até o dia 23 de outubro de 2025.
Além disso, os participantes também conheceram a Chamada Pública Procel Energia Zero em Prédios Públicos, que tem inscrições abertas até 11 de setembro de 2025. Essa iniciativa disponibiliza R$ 100 milhões em recursos, também sem exigência de contrapartida financeira, voltados para projetos de eficiência energética em edifícios públicos das esferas federal, estadual, municipal e distrital.
Para o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, apoiar os municípios na identificação e acesso a oportunidades como essas é parte fundamental do papel da entidade. “Nosso papel é apoiar os municípios na identificação e acesso a oportunidades como essa, que podem resultar em melhorias estruturais e econômicas para as gestões locais”, afirmou.