A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) concluiu, nesta terça-feira (18), o primeiro dia da capacitação “Transferegov do Zero – módulos A e B”, voltada a qualificar técnicos municipais para ampliar o acesso dos municípios pernambucanos a recursos do Governo Federal. O encontro aconteceu na sede da entidade, no Recife.
A formação foi conduzida pelo técnico em captação de recursos da Amupe, Rodrigo Moreira, que apresentou os fundamentos da plataforma Transferegov.br, orientou sobre boas práticas e realizou uma navegação guiada para aplicação imediata dos conteúdos estudados. A ferramenta é um sistema integrado e centralizado que reúne dados abertos e operacionaliza transferências de recursos da União para estados, municípios, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.
A capacitação segue nesta quarta-feira (19), com foco na etapa de execução das transferências. O gerente técnico do Consórcio dos Municípios de Pernambuco (Comupe), Felipe Moura, ministrará o segundo dia, abordando temas como pagamentos, relatórios de entrega, cadastro de licitações, fornecedores e prestação de contas.
Para o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, iniciativas como essa fortalecem a gestão pública municipal.
“A Associação vem em uma crescente na disponibilização de cursos que fortalecem a gestão. A Amupe acredita que ao promover capacitações, quem vai sentir os efeitos é a população. Teremos melhoria na oferta dos serviços e, consequentemente, na qualidade de vida de quem vive nos municípios”, destacou.

