Vitória de Santo Antão está entre as 80 cidades brasileiras que receberão novas estações transmissoras de canais públicos de TV digital. A medida faz parte de um investimento de R$ 32 milhões do Ministério das Comunicações, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), com o objetivo de ampliar o acesso à informação, cultura e serviços públicos por meio da televisão aberta e gratuita.
Além de Vitória, outros cinco municípios pernambucanos foram contemplados: Belo Jardim, Garanhuns, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe e Timbaúba. As transmissões devem começar a operar nos próximos meses, após a realização de vistorias técnicas que confirmarão a viabilidade da instalação.
A ação integra o Programa Brasil Digital, que está em fase de expansão e tem como meta beneficiar 250 cidades em todo o país. Os equipamentos serão instalados em espaços públicos cedidos por prefeituras ou órgãos estaduais, o que garante maior agilidade na implementação e redução de custos operacionais.
“Levar o sinal digital de TV para todos os cantos do país, especialmente nas regiões mais remotas, é uma das metas do governo. A população tem o direito de acessar informação de qualidade, cultura e serviços públicos na tela da TV”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Com a chegada dos novos canais, os moradores de Vitória de Santo Antão poderão acompanhar a programação da TV Brasil, TV Educação, TV Saúde, Canal GOV e das emissoras da Rede Legislativa, que transmitem atividades do Congresso Nacional e das casas legislativas locais.
No total, 16 estados brasileiros estão sendo contemplados nesta etapa do programa. Os destaques são Minas Gerais (12 municípios), Pará (10), Piauí (11) e São Paulo (8). A empresa contratada, Kokusai Denki Electric Linear S/A, será responsável pela instalação das estações, seguindo as diretrizes da Portaria nº 13.345/2023.
A iniciativa busca fortalecer a comunicação pública como um serviço essencial à cidadania, promovendo inclusão digital, pluralidade de vozes e acesso democrático à informação.
Em breve, os moradores de Vitória de Santo Antão terão à disposição mais opções de conteúdo educativo, cultural e informativo — um avanço importante no cenário da comunicação pública e no direito à informação.