A cidade de Amaraji realiza na próxima quarta-feira, 18 de junho, a 1ª Conferência Municipal das Cidades, com início às 8h, no auditório da Escola de Música Sebastião Ferreira de Oliveira. O evento propõe um espaço de diálogo aberto entre poder público e sociedade civil, com o objetivo de discutir e propor diretrizes para o desenvolvimento urbano local.
Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência integra uma agenda nacional voltada à formulação de políticas públicas urbanas. A iniciativa busca envolver a população na construção de soluções para os desafios enfrentados pelas cidades brasileiras, especialmente em áreas como habitação, mobilidade, meio ambiente e inclusão social.
Segundo os organizadores, a participação da sociedade civil é considerada fundamental para que as propostas reflitam as necessidades reais da população. A conferência deve reunir representantes de diferentes setores, incluindo lideranças comunitárias, gestores públicos, profissionais da área urbana e moradores da cidade.
Ao final do evento, as contribuições locais poderão ser encaminhadas para as etapas estadual e nacional do processo de formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, promovido pelo Ministério das Cidades.
A conferência é realizada pela Prefeitura Municipal de Amaraji e aberta ao público e todos os interessados estão convidados a participar.