As redes de ensino do estado de Pernambuco e de 152 municípios pernambucanos têm até o próximo domingo, 1º de junho, para inscrever experiências inspiradoras de gestão e projetos pedagógicos voltados à educação integral em tempo integral. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e integra o Programa Escola em Tempo Integral, que visa ampliar matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site Educação Integral – Experiências Inspiradoras, utilizando o Roteiro de Relato disponível no edital nº 2/2025. Podem participar creches, escolas da educação infantil, ensino fundamental e médio, incluindo todas as modalidades, além de práticas de gestão das secretarias de educação municipais e estaduais.
O objetivo da seleção é identificar, mapear e divulgar práticas que promovam a qualidade e a equidade, alinhadas à Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a ampliação da oferta de educação em tempo integral para pelo menos 50% das escolas públicas brasileiras, atendendo 25% dos estudantes da educação básica.
As experiências devem estar relacionadas a um dos seis eixos temáticos do edital: Gestão Democrática e Participação Social; Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas; Territórios, Culturas e Saberes; Diversidade, Inclusão e Equidade; Gestão Administrativa, Financeira e Pedagógica; e Intersetorialidade e Articulação em Rede.
A seleção ocorrerá em sete etapas, incluindo pré-seleção, análise, classificação, decisão preliminar, recurso (se aplicável), decisão final e divulgação dos resultados, prevista para 27 de junho no portal do MEC. A comissão avaliadora será composta por profissionais da educação e pesquisadores com experiência na área, convidados pela UFMG e pela Secretaria de Educação Básica do MEC.
O Programa Escola em Tempo Integral fomenta jornadas escolares de pelo menos 7 horas diárias ou 35 horas semanais, priorizando escolas que atendem estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e oferece assistência técnica e financeira para propostas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)