A Secretaria de Defesa Social (SDS) informa que se encerra no dia 4 de junho o prazo para os organizadores de eventos juninos públicos ou privados solicitarem reforço de efetivo e realização de vistorias. Para fazer a solicitação, os interessados deverão preencher o formulário disponível no site www.eventos.sds.pe.gov.br, idealizado pelo Comitê de Segurança em Grandes Eventos (CSGE) da SDS. Após preenchido, será gerado automaticamente um processo online, comunicando o pedido às Operativas da SDS para a adoção das providências necessárias.
Importante ressaltar que os eventos devem estar programados para ocorrer entre 29 de maio e 29 de junho. Além disso, os organizadores devem ficar atentos ao prazo de 15 dias de antecedência em relação à data de realização das festas juninas, reforçando que as forças de segurança vão atuar apenas em eventos regularizados. Serão analisados os pedidos em ordem cronológica de recebimento dos protocolos, referentes às festividades realizadas no período de Pré-São João (29/05 a 19/06); São João (20 a 24/06) e pós-São João (25/06 a 29/06).
O gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Valdemio Gondim, ressaltou a importância dos promotores de eventos atentarem para os cuidados ou obrigações estabelecidas nas normas vigentes para o conforto e, sobretudo, segurança dos eventos. “Além disso, será de responsabilidade dos organizadores apresentarem, no prazo de até 8 dias antes das festividades, no Batalhão de Polícia Militar que atende a área do evento, a autorização da prefeitura local com o respectivo deferimento. Em caso de cancelamento, o responsável legal deverá comunicar o fato por e-mail, com antecedência mínima de 5 dias úteis, enviando mensagem para o endereço grandeseventos@sds.pe.gov.br”, explicou o tenente-coronel Valdemio Gondim.
BOMBEIROS – Em caso de haver utilização de trios elétricos ou estruturas físicas de apoio (palcos, camarotes e afins), a análise do projeto de segurança e a realização de vistorias devem ser solicitadas ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), pelo site www.bombeiros.pe.gov.br.
Como fazer:
– Acessar o site www.eventos.sds.pe.gov.br;
– Na página Formulário de Eventos SDS-PE, realizar o cadastramento colocando e-mail e senha;
– Preencher os dados de informações pessoais, dados, detalhes, dias e condições do evento;
– Preencher a declaração de ciência e responsabilidade;
– Enviar a solicitação.