A UFPE deu importantes passos, na última sexta-feira (dia 16), para a expansão do Centro Acadêmico de Vitória, em Vitória de Santo Antão. Nesse dia, o reitor Alfredo Gomes e o diretor da Arbitrium Engenharia, Benaia Henrique de Oliveira Cavalcanti, assinaram a ordem de serviço para a construção da 4ª Etapa do centro, cujas obras são estimadas em R$ 18.912.799,75, recursos oriundos do novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, com previsão de término em novembro de 2026. Na mesma ocasião, o reitor e o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto de Arruda, assinaram a escritura do terreno do antigo zoológico da cidade, que foi doado pela prefeitura à UFPE, e receberá novos projetos do CAV, a partir do segundo semestre deste ano. O gestor municipal aproveitou a oportunidade para anunciar que, após a retirada do Tiro de Guerra (unidade do Exército para treinamento de reservistas) do prédio ao lado do CAV, este imóvel será doado também à Universidade, brevemente. O evento foi realizado no hall do prédio principal do centro, no bairro do Alto do Reservatório.
A 4ª etapa do CAV compreende uma área total de intervenção de 3.980,14 m², sendo um prédio com quatro pavimentos, que contará com 14 de salas de aula com capacidade para 50 alunos cada, cinco laboratórios, laboratório de informática, biotério (espaço destinado a criação e manutenção de animais de laboratório, que são utilizados em pesquisas científicas, ensaios e experimentos); oito salas para as coordenações dos cursos, salas de reunião, 14 salas para professores, secretarias, copa e outros espaços. No antigo terreno do zoológico, que sediará a Unidade II, serão instaladas diversas ações, entre elas o Restaurante Universitário do CAV.
Também participaram do evento o vice-reitor Moacyr Araújo, a deputada federal Iza Arruda, o diretor do CAV, José Antônio dos Santos, e a vice-diretora, Michelle Galindo. Ainda prestigiaram a cerimônia os pró-reitores Pedro Carelli (Pesquisa e Inovação), Carol Leandro (Pós-Graduação), Helen Frade (Planejamento), Conceição Reis (Extensão), Cinthia Alves (Assuntos Estudantis), diretores de pró-reitorias e superintendentes da Universidade, os ex-diretores do CAV Florisbela Câmara e José Eduardo Garcia, docentes, técnicos e alunos do centro. Pela prefeitura, também estavam o secretário de Educação, Carmelo Souza da Silva, e o procurador municipal Felipe Moura.
O reitor Alfredo Gomes elogiou o prefeito e a relação fraterna que foi construída com ele. “Mesmo antes da posse, já conversamos sobre as possibilidades de apoio mútuo”, disse. “Este momento hoje da assinatura da escritura é a culminância da boa relação que a UFPE tem com o município”, destacou, agradecendo a parceria. Alfredo Gomes informou que os recursos para a nova etapa são do Novo PAC, assim como a verba para a instalação do novo Centro Acadêmico do Sertão da UFPE, em Sertânia, em fase de implantação. O reitor anunciou ainda que foi lançado o edital de licitação da obra do Complexo Poliesportivo do CAV, que vai garantir novos espaços (quadra coberta, piscina, banheiros e apoio) para uso dos alunos dos cursos de Educação Física.
O prefeito Paulo Roberto de Arruda mostrou-se muito satisfeito com a parceria existente entre o município e a Universidade, pela repercussão que as ações do CAV trazem para Vitória e para todo o seu entorno. Na solenidade, ele falou da luta da comunidade do Alto do Reservatório, onde fica localizado o centro acadêmico, e a necessidade de investir ainda mais na localidade, com a expansão do CAV e a abertura de novas vias para facilitar a mobilidade no bairro. “Queremos contribuir cada vez mais para o conhecimento e trabalhar para as futuras gerações. Quem sabe para termos um curso de Medicina?”, lançou a pergunta aos presentes.
O vice-reitor Moacyr Araújo destacou que a expansão vai permitir a realização de mais pesquisas científicas e mais interação com a sociedade. “Estamos hoje inaugurando um novo centro acadêmico, com rebatimento enorme no município e em toda a região”, afirmou. O diretor José Antônio dos Santos e a vice-diretora Michelle Galindo estavam muito satisfeitos e emocionados com a nova fase do CAV, que se inicia com o início das obras da 4ª etapa.
CENTRO – Fundado em 21 de agosto de 2006, o Centro Acadêmico de Vitória (CAV) é estruturado em cinco núcleos de conhecimento: Enfermagem, Nutrição, Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física e Saúde Coletiva. São oferecidos os seguintes cursos de graduação na modalidade presencial: licenciatura em Ciências Biológicas, bacharelado em Educação Física, bacharelado em Nutrição, licenciatura em Educação Física, bacharelado em Saúde Coletiva e bacharelado em Enfermagem. Na modalidade de ensino a distância, são oferecidos os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e licenciatura em Educação Física.
A pós-graduação no CAV conta com os seguintes programas: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio), Pós-Graduação em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica (PPGNAFPF), Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde (PRMIAS), Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF) e a Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde).