A Secretaria de Agricultura de Chã Grande recebeu, na segunda (12) e terça (13), a visita do professor Erbs Cintra, coordenador do projeto “Nas Ramas da Esperança”, desenvolvido pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Petrolina. O encontro marca o início de uma parceria estratégica que visa transformar o município em um centro de referência na produção e distribuição de mudas de batata-doce biofortificada.
Atualmente, a Secretaria de Agricultura já desenvolve o projeto “Raminhas da Chã”, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável. Por meio do cultivo da batata-doce biofortificada, a iniciativa visa fortalecer a segurança alimentar, podendo também impulsionar a renda dos agricultores familiares.
A iniciativa já beneficia 20 famílias em um unidade demonstrativa criada no Sítio Palmeiras, zona rural do município. Além disso, com a presença do professor Erbs Cintra, foi inaugurada uma segunda unidade demonstrativa, localizada no Sítio Frexeiras, ampliando a tecnologia agrícola no município.
O secretário municipal de Agricultura, Joseildo Martins, destaca a importância da parceria: “Queremos inserir Chã Grande no cenário de produção comercial de batata-doce e, com o apoio do IFPE, nos tornarmos uma referência não só no cultivo, mas também na distribuição de mudas biofortificadas. Essa colaboração, representada pela visita do professor Erbs Cintra, fortalece nosso projeto e abre novas oportunidades para a agricultura local”, disse.