As 13 cidades que compõem a Gerência Regional de Educação da Mata Centro, sediada em Vitória de Santo Antão, foram representadas no encontro mensal dos articuladores do programa Criança Alfabetizada, realizado nesta quarta-feira (14), na Creche Municipal Isabel Cristina Moreira Lima, no bairro Newton Carneiro, em Chã Grande. Esta foi a primeira vez que o município recebeu o encontro, organizado mensalmente, de forma itinerante.
Além dos municípios, o encontro contou também com representante da Secretaria de Educação de Pernambuco e da GRE Mata Centro. A técnica pedagógica da secretaria estadual de Educação, Edna Batista, destacou a importância do encontro. “Tudo o que a gente, como Secretaria, almeja é essa articulação, esse envolvimento, esse engajamento com os municípios, pra que a gente possa analisar os crescimentos que a gente teve, algumas dificuldades que provavelmente aparecem, mas que a gente pode, a tempo, quando fazemos essa leitura, atuar com mais brevidade”, disse.
Após uma apresentação sobre Chã Grande, a articuladora regional de Gestão CNCA da GRE Mata Centro, Sueli Ramos, deu início ao encontro, promovendo também uma dinâmica, seguida de estudos e análises. “Além desse fortalecimento, é fazer as discussões pertinentes sobre o Criança Alfabetizada, sobre o processo de desenvolvimento de todas as redes, as fragilidades e as intervenções necessárias”, disse Sueli sobre os encontros mensais. “Tem sido maravilhoso”, completou.
Além de Vitória de Santo Antão, que sedia a GRE Mata Centro, a entidade tem ainda a participação das cidades de Chã Grande, Gravatá, Bezerros, Sairé, Barra de Guabiraba, Camocim de São Félix, Bonito, São Joaquim do Monte, Escada, Chã de Alegria, Glória do Goitá e Pombos.
Na reunião, o município de Chã Grande foi representado pela articuladora municipal Suely Barbosa, que atua com o programa Criança Alfabetizada, e a secretária executiva de Educação, Joseane Lima. “É uma alegria pra Chã Grande estar recebendo os colegas articuladores municipais, nós estamos muito felizes por esse momento”, disse Suely. “É uma oportunidade da gente trocar informações, ideias e aprender com os outros”, finalizou.