Destacando a importância de uma atuação integrada dos órgãos e entidades das esferas federal, estadual e municipal voltadas para a infância e a juventude em situação de vulnerabilidade, a Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas Operativas marcaram presença em iniciativa inédita no Estado. Realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado, o evento “Diálogos pela proteção: crianças e adolescentes no contexto de desastres e comunicação de risco” foi realizado nesta terça-feira (13), no plenário do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
A iniciativa tem como objetivo principal capacitar e articular agentes da gestão de riscos e desastres, com foco na proteção de crianças e adolescentes, incluindo o planejamento e a organização de ações integradas diante de eventos extremos, comuns no Agreste, Zonas da Mata e Região Metropolitana do Recife. Busca, ainda, fortalecer as competências dos profissionais do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e incentivar a cultura da comunicação de risco.
Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause pontuou em seu discurso que, atualmente, cerca de 40 milhões de crianças e adolescentes brasileiros já estão submetidos às consequências das mudanças climáticas, sobretudo as mais vulneráveis, por isso é necessário um olhar diferenciado, com a união entre os entes públicos de todas as esferas na promoção de ações intersetoriais para a proteção dessa faixa etária.
Por ocasião do encontro, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, ressaltou os investimentos feitos na reestruturação da Defesa Civil, aperfeiçoando o trabalho de todo o sistema para ampliar a pronta resposta aos desafios que estão por vir, a partir de uma nova realidade de emergências climáticas as quais vivenciamos. “Recentemente, foi realizado um seminário com foco no início da quadra chuvosa e, neste momento, a Defesa Civil se prepara com essa importante capacitação e instrução, com o objetivo de agir e amparar nossas crianças e adolescentes caso ocorra situação de desastres, para que esse atendimento seja feito da forma mais rápida e efetiva possível”, esclareceu o secretário.
A secretária executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, por sua vez, destacou a necessidade do engajamento e da integração de todos, para que, cada vez mais, a assistência chegue a quem está na ponta, a população mais vulnerável. “As tragédias são diferentes a partir do olhar da vítima. As pessoas precisam de um atendimento diferenciado, sobretudo as crianças e adolescentes que estão sujeitas a desastres, sofrendo a interrupção de sua educação, da convivência familiar saudável e ficando muitas vezes em abrigos, expostas a abusos e explorações de diversas naturezas. Por isso, é preciso investir na capacitação dos agentes, para melhorar cada vez mais a prestação dos serviços ofertados, porque um bem maior está em jogo, que é a saúde e a integridade da criança e do adolescente”, afirmou a secretária executiva, reforçando que, para além da proteção, é necessária também a comunicação para os órgãos operativos da SDS de toda e qualquer violência ou vulnerabilidade em que se encontrem a criança e o adolescente.
Já o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel BM Clóvis Ramalho, agradeceu o apoio do Governo do Estado em investir na Defesa Civil e proporcionar melhor estrutura com vistas a ampliar a capacidade de atuação do órgão. “Quanto mais o sistema for fortalecido e preparado, melhor será o apoio que podemos prestar à população, especialmente às crianças e adolescentes, bem como às pessoas mais vulneráveis, como os idosos”, pontuou o coronel, acrescentando que a integração com as defesas civis municipais tem sido fundamental para condução de ações efetivas em prol da população.
Também estiveram presentes no evento o secretário-executivo de Gestão Integrada da SDS, Enéias Ferreira Leite de Oliveira; a corregedora-geral da SDS Mariana Cavalcanti; o comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres; o comandante do CBMPE, coronel Francisco Cantareli; o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra; a especialista nacional de emergências do UNICEF, Isabele Willwock Bachtold; a secretária da Criança e da Juventude, Yane Teles; o secretário-executivo da Secretaria da Criança e da Juventude, Carlos Diego Souza; e a gerente-geral de Assistência Social, Kamylla Godî, representando o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas, Carlos Eduardo Braga Farias, além de representantes de diversas defesas civis municipais.