Unidades de saúde na cidade e na área rural, bem como o Centro de Fisioterapia, estiveram abertos ao longo do último sábado (10), durante o “Dia D” de vacinação contra a influenza. No município, a campanha ganhou o nome de “Vacina Chã Grande”, e mobilizou equipes de profissionais de saúde e a população chã-grandense.
De acordo com os números totais, cerca de 372 doses da vacina contra a influenza foram aplicadas ao longo do sábado. A campanha é voltada para públicos específicos, como crianças e idosos, gestantes e puérperas, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades, além de outras especificações.
O objetivo da campanha, realizada anualmente desde os anos 90, é promover uma maior proteção à população brasileira contra possíveis casos graves de gripe. A doença possui uma maior incidência durante o período do inverno, já que a temperatura cai e as pessoas costumam conviver em ambientes mais fechados nesta época do ano.
Logo pela manhã, a mãe Elita Correia compareceu ao Centro de Fisioterapia, acompanhada dos filhos, José Pedro e João Eduardo, para colocar em dia a vacinação. “Todos os anos a gente toma, pois faz um ano que nós resfriamos. E quando a gente gripa é de leve. Eu sempre trago eles. A família toma, todos os anos”, destaca. João Pedro, de nove anos, concordou com a mãe: “Esse momento pra mim é muito bom, prevenindo as doenças e não ser tão grave, como pode ser. Não dói. É só uma leve picada”, disse
Além do “Dia D”, a campanha segue pelos próximos dias nas Unidades de Saúde, com aplicação das doses de segunda a sexta, das 8h às 16h. “É muito importante que a população se vacine, pois manter a caderneta de vacinação em dia é de grande importância para que esse vírus da gripe nãos e espalhe, destaca a coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI), Lindaci Alves.