Encerrando as atividades do mês de conscientização do autismo, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta segunda-feira (28) uma visita técnica à sede da Recrearca, reunindo educadores da Educação Inclusiva do município. A ação foi realizada em parceria com a própria instituição anfitriã e teve como foco o fortalecimento da prática pedagógica voltada ao público com necessidades especiais.
Durante o encontro, os participantes puderam conhecer e interagir com um espaço educativo dinâmico, pensado especialmente para a estimulação de crianças com autismo. Entre os destaques da visita estavam brinquedos sustentáveis feitos com materiais recicláveis, sinalizações adaptadas para alunos autistas não verbais e atividades de integração com a natureza e com animais.
De acordo com Cecília Freitas, diretora executiva da Recrearca, o objetivo foi inspirar os educadores a criarem novos materiais a partir de recursos simples, estimulando a criatividade e a inclusão. “Eu trouxe esses professores para que eles possam observar o que a gente pode fazer com materiais recicláveis. Estou mostrando a eles a sinalização para autistas não verbais, para que essas crianças possam curtir e vivenciar a experiência de uma forma integral”, destacou.
Amanda Monteiro, coordenadora da Educação Inclusiva de Gravatá, reforçou a importância da iniciativa: “A gente veio para aprender com eles e levar isso para nossas salas de recursos e escolas. Também queremos trazer as nossas crianças para vivenciar esse contato com a natureza, que é tão importante para o desenvolvimento emocional dos autistas”, explicou.
A atividade marcou o encerramento do calendário de ações do mês de abril, voltado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e reafirma o compromisso da gestão municipal com uma educação mais inclusiva, criativa e humanizada.