A população dos Alpes Suíços no agreste, agora conta com um importante reforço no combate à fome e à insegurança alimentar. Foi inaugurada nesta terça-feira (22) a Cozinha Comunitária Dom Bosco, fruto da parceria entre a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, e o Governo do Estado de Pernambuco.
A unidade é a segunda Cozinha Comunitária do município e integra o Programa Bom Prato Pernambuco, que tem como foco garantir o direito à alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade social. Com capacidade para servir 200 refeições diárias, a nova cozinha atenderá beneficiários devidamente cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da cidade.
Durante a cerimônia de inauguração, a governadora Raquel Lyra, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, destacou a importância do projeto. “Muito feliz de estar aqui em Gravatá, no meu agreste, para garantir matar fome de quem tem fome. Esta é a cozinha comunitária de número 196. Aqui, homenageamos Dom Bosco, símbolo de cuidado e dedicação às pessoas. Hoje, mais de 12 milhões de refeições já foram servidas em Pernambuco”, afirmou a governadora.
Além da entrega da nova cozinha, Raquel Lyra anunciou novas ações em parceria com a gestão municipal. “Assinamos um Termo de Cooperação com a prefeitura para capacitação e qualificação de servidores, visando uma gestão mais eficiente e transparente. E há mais por vir: teremos obras de creches, novos ônibus escolares, melhorias no transporte e na malha viária até Uruçu-Mirim”, completou.
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, celebrou a ampliação do serviço: “Com essa nova cozinha, ampliamos nossa capacidade de atendimento. Já servimos cerca de 3 mil refeições em Gravatá e, com essa segunda unidade, mais pessoas terão acesso a uma alimentação digna, equilibrada e nutritiva. Parabenizo o Governo do Estado por contemplar nossa cidade com esse importante equipamento.”
O espaço recebeu um investimento inicial de R$ 50 mil, destinados à aquisição de utensílios e equipamentos como geladeiras e panelas industriais. Além disso, o Governo do Estado repassará R$ 20 mil mensais para manutenção da unidade.
A inauguração contou ainda com a presença de secretários municipais, vereadores, representantes de autarquias e o prefeito de Passira, Severino Silvestre. A primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos de Gravatá, Viviane Facundes, também acompanhou o evento.