Ao longo de três dias, a Secretaria de Assistência Social foi o destino de cerca de 20 mulheres chã-grandenses. Elas participaram do curso de produção de ovos de páscoa, doces finos e trufas, ofertado através de uma parceria que envolveu a Assistência Social, a Prefeitura Municipal e o Instituto Saberes. O curso foi finalizado no sábado (12), apresentando um resultado positivo na cidade.
As aulas, com carga horária de oito horas por dia, começaram ainda na quinta-feira (10). Ao longo da formação, as alunas foram instruídas sobre diversos aspectos, como explica o instrutor Everaldo Silva. “Aprenderam a trabalhar desde a casca simples ao ovo trufado, vários tipos de recheios, recheios que duram mais; precificação, todo processo de embalagem e durabilidade desses ovos”, destaca. “Por meio desse curso, com certeza elas podem contar com uma alternativa lucrativa de profissão e geração de renda extra”, complementa o profissional, que também é presidente do Instituto Saberes.
Para a secretária de Assistência Social, Alexandra Gomes, o foco da formação é justamente o de ofertar às mulheres a possibilidade de renda. “Esse curso veio pra empoderar ainda mais as mulheres da nossa cidade, dando a elas alternativas pra geração de renda, pra uma renda extra numa época linda como essa, onde o produto mais procurado nos mercados são os famosos ovos de páscoa”, explica.
A formação contou com mulheres de todas as idades e de diferentes áreas de Chã Grande, dispostas a aprender, como a aposentada Irene Farias. “Primeiro curso que eu participo. Aprendi a fazer pra fora também, já é uma renda extra. Foi muito bom. A gente aprende cada vez mais. Só temos a agradecer pelo curso que foi dado na nossa cidade”, comemora.
Formações – Além do curso de produção de ovos de páscoa, doces finos e trufas, a Prefeitura de Chã Grande, através da Secretaria de Assistência Social, já ofertou formações de camareiras de hotéis e pousadas, design de sobrancelhas e derivados de leite ao longo dos primeiros quatro meses do ano.