O prefeito de Chã Grande, Sandro Advogado, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Educação, Joel Gomes, e do secretário de Administração, Emeson Campos, anunciou nesta quarta-feira (2), através das redes sociais, a inscrição do município no pagamento do precatório dos professores. De acordo com o gestor, a previsão é de que o pagamento ocorra já a partir do próximo ano.
“Meus queridos professores da Rede Municipal de Chã Grande, é com muita emoção que venho trazer uma grande notícia para vocês. Nesses 100 dias de governo, tenho uma grande notícia, acho que a melhor notícia que eu poderia dar, que é a inscrição do tão sonhado precatório dos professores. Foi inscrito e, se Deus quiser, depois de muita luta, pagaremos o precatório dos professores em 2026”, destacou Sandro em vídeo divulgado nas redes sociais.
Segundo o gestor, a inscrição do precatório de Chã Grande junto à União faz com que os recursos já estejam previstos no orçamento federal do próximo ano. Apesar disso, o gestor garantiu que estará acompanhando a questão junto com o departamento jurídico e a Procuradoria-Municipal, com o objetivo que os recursos disponíveis para os professores chã-grandenses sejam pagos em 2026.
O precatório do Fundef é um valor destinado a professores que atuaram entre os anos de 1997 e 2006, e que ficaram desprovidos desses recursos ao longo desse período. Milhares de municípios brasileiros lutam há anos para efetivar o pagamento de seus professores. Os valores variam de acordo com o tempo de cada profissional dentro do período.