Na manhã do último domingo (30), policiais militares da 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA) realizaram uma operação de fiscalização ambiental no município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. Durante a ação, suspeitos foram avistados e fugiram em direção a uma área de mata.
No local, os agentes encontraram uma espingarda industrial calibre .32 e duas munições deflagradas do mesmo calibre. Dando continuidade à operação, a equipe flagrou um torneio ilegal de canto de pássaros, com a participação de 12 pessoas.
Ao todo, foram apreendidas 31 aves silvestres, sendo 13 identificadas com seus respectivos donos e 18 sem qualquer tipo de documentação. Entre os pássaros resgatados, havia 28 papa-capins, dois azulões e um canário-da-terra. Além disso, também foram recolhidas 13 gaiolas de madeira e outras 18 estruturas similares utilizadas para manter os animais.
Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Vitória de Santo Antão-PE, onde foram tomadas as medidas legais cabíveis.